
O gato pode comer ovo, pois é uma boa fonte de proteínas e gorduras de elevada qualidade biológica. No entanto, é importante que o ovo esteja cozido, já que, quando está cru, pode conter bactérias, como salmonella, que podem afetar seriamente a saúde do bichano.
É importante lembrar que o gato é um animal carívoro, com necessidades dietéticas específicas. Dessa forma, sua alimentação deve ser feita maioritariamente com ração adequada para gatos. Alguns alimentos podem ser incluídos na sua dieta, mas apenas em pouca quantidade, como petisco.
Caso exista alguma dúvida sobre a alimentação do gato, é aconselhado consultar o veterinário, que poderá orientar sobre como deve ser a dieta e explicar as quantidades adequadas, de acordo com a raça, idade e histórico de saúde do animal.
Como dar ovo ao gato de forma segura
O ovo deve ser oferecido ao gato cozido, sem adicionar qualquer tipo de tempero, como sal, alho ou cebola, por exemplo.
Antes de cozinhar o ovo, é importante lavá-lo com água e sabão, especialmente se for cozinhá-lo com a casca.
A quantidade de ovo varia de acordo com o peso e idade do gato, mas uma regra prática consiste em oferecer menos de ½ ovo cozido por dia.
Gato pode comer ovo cru?
Os gatos não devem comer ovo cru, pois pode conter bactérias, como salmonella, que podem afetar gravemente a saúde do animal. Gatos infectados com salmonella podem apresentar sintomas como vômitos, diarreia, perda de apetite e febre.
Uma vez que o processo de cozimento elimina a maior parte das bactérias, é recomendado que o ovo seja sempre cozido antes de oferecê-lo ao gato.
Gato pode comer ovo frito?
O gato não deve comer ovo frito, devendo-se dar preferência para o ovo cozido. Isso acontece porque fritar o ovo em óleo ou azeite aumenta a quantidade de calorias e de gorduras presentes no alimento, o que pode prejudicar a saúde cardiovascular do animal.
Pode-se dar a clara e a gema?
Tanto a clara como a gema do ovo são bastante saudáveis e podem ser consumidas pelo gato, desde que devidamente cozidas. No entanto, é importante perceber que, enquanto a clara apenas contém proteínas, a gema contém proteínas e gordura. Assim, gatos que estejam fazendo alguma dieta específica (como diminuir o consumo de gorduras) podem precisar ser alimentados apenas com a clara.
Gato pode comer a casca do ovo?
A casca do ovo é segura e pode ser consumida pelo gato, desde que tenha sido devidamente lavada e cozida. A casca do ovo contém elevadas quantidades de minerais importantes, como cálcio, fósforo, sódio, potássio e magnésio, que podem enriquecer ainda mais a alimentação do animal.
A melhor forma de usar a casca do ovo consiste em triturá-la até ficar em pó e adicioná-la à ração úmeda, por exemplo. É frequente que o gato não goste de comer a casca, especialmente devido à sua textura.
Referências
- WALDO’S FRIENDS. Can Cats Eat Eggs?. Link: <https://waldosfriends.org/blog/can-cats-eat-eggs>. Acesso em 26 nov 2023
- AUSTRALIAN EGGS ORG. Can Cats Eat Eggs?. Link: <https://www.australianeggs.org.au/questions/can-cats-eat-eggs>. Acesso em 26 nov 2023
- PETMD. Can Cats Eat Eggs?. Link: <https://www.petmd.com/cat/nutrition/can-cats-eat-eggs>. Acesso em 26 nov 2023